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Espaço do Servidor atendeu mais de 1400 servidores em sete edições

Lorena Bruschi | Seges-MT

Assessoria
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O município de Sinop recebeu o Espaço do Servidor durante a 14ª Caravana da Transformação, entre os dias 24, 25 e 26 de maio. Esta é a sétima vez que a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e o Mato Grosso Previdência atendem servidores estaduais presencialmente no interior do Estado, prestando informação relacionada à folha de pagamento, gestão de consignados e aposentadoria pelo regime próprio.

O diretor da Penitenciária de Rondonópolis, Ailton Ferreira, foi o primeiro receber os serviços da e aprovou a inciativa. “Atendimento 100%. Precisava da atualização da margem dos consignados, pois o salário mudou e a margem continuou a mesma. Achei prático, já fiz a solicitação e está sendo resolvido”, conta.

Ele procurou orientações sobre os consignados administrados pelo Estado. Além de solucionar problemas específicos, a equipe de consignação ensina os servidores como acessar o portal dos consignados, por onde pode ter o controle dos seus empréstimos consignados, margem, e também realizar simulações de taxas de juros de todas as instituições financeiras conveniadas com o Governo de Mato Grosso.

Outras orientações oferecidas pelo estande são sobre vida funcional, folha de pagamento, e aposentadoria. A Folha de Pagamento da Seges informa sobre vida funcional, Holerite online, Cédula C, Pis e Pasep, portabilidade de banco, entre outros assuntos.

O Mato Grosso Previdência (MT Prev), esclarece dúvidas sobre regras de aposentadoria, regras de pensão por morte, isenção de imposto de renda, revisão de benefícios (isonomia salarial), e outros. No mesmo espaço, os cidadãos que já prestaram serviços ao Estado, temporários ou não, a exemplo de professores interinos, poderão tirar dúvidas e solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). 

A agente fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Salatiel Franco Nascimento, aos 42anos, buscou o Espaço do Servidor para saber sobre as regras de aposentadoria. Ela atua no escritório regional que supervisiona seis unidades do Indea, e decidiu levar cartilhas do MT Prev para informar seus colegas de serviço. “É importante saber sobre as regras de aposentadoria, e como ficamos longe de Cuiabá para ir tirar nossas dúvidas, a cartilha vai ajudar muito a gente”, ressalta.

Espaço do Servidor

Em sete edições, 1420 servidores foram atendidos pela Seges por meio do Espaço do Servidor. O estande leva serviços essenciais à todo servidor público, mas com o diferencial de um atendimento presencial “olho no olho”, ao invés de ser por telefone, e-mail, ou processo. Muitos servidores economizam uma viagem à capital tendo seu problema resolvido durante a Caravana da Transformação.

Já foram atendidos servidores dos arredores das cidades de Alta Floresta, Juína, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Cáceres, e Sinop.

Mato Grosso em Documentos

A Superintendência do Arquivo Público levou para a Caravana da Transformação a exposição “Mato Grosso em Documentos”, que conta a história de Mato Grosso e da Região com apresentações interativas e documentos históricos. Além de alunos de escolas públicas que participaram do Circuito Cultural, a exposição recebeu moradores da localidade. Por meio do Circuito Cultural, o Arquivo Público já contou a história de Mato Grosso para mais de 5 mil crianças de escolas do interior do estado.





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