Pular para o conteúdo
Voltar

Caravana da Transformação oferece serviços para toda família

Os atendimentos de cidadania seguem até sábado (26.05) às 12h, com atividades para adultos e crianças
Mel Mendes | GCom-MT

Francisco Alves/GCom-MT
A | A

A dona de casa Marilene Santos acordou cedo na manhã desta sexta-feira (25.05), arrumou seus dois netos, Kemilly, de seis anos, e Leonardo, de sete anos, e seguiu para o estacionamento do Estádio Gigante do Norte, acompanhada também por seu marido. A sinopense de 53 anos foi à Caravana da Transformação somente com a intenção de emitir o documento de identidade de seus netos, mas, chegando lá, encontrou muitos outros serviços à disposição.

Além do RG das crianças, Marilene aproveitou a oportunidade para plastificar os documentos, tirar fotos 3x4 de toda a família e ainda visitou as exposições disponíveis, como a de produtos da agricultura familiar da região. Enquanto ela conhecia a estrutura de 10 mil m² construídos para o evento, seus netos brincavam na Biblioteca Itinerante, serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

O espaço conta com uma equipe de quatro servidores que realizam diversas atividades pedagógicas com as crianças, como oficinas de pintura com lápis, tinta guache e estímulo à leitura. Somente no primeiro dia de evento, o projeto atendeu cerca de 220 crianças. “Os pais podem ter tranquilidade de deixar seus filhos aqui com nossa equipe e continuar fazendo as suas atividades dentro da Caravana. É um espaço de carinho, que ensina e diverte”, afirmou a Gerente de Livros e Leitura da Secretaria de Cultura, Helena Maria da Costa, que é responsável pela Biblioteca Itinerante.

“Eu tô muito feliz. Gostei de todo o atendimento e do ambiente. Meus netos gostam de pintar e aqui tem tudo que eles gostam e estão sendo bem cuidados. A gente consegue fazer várias coisas num só lugar é tudo muito organizadinho pra gente. A cidade fica muito feliz de receber essa caravana. Pra gente foi uma bênção do céu e eu vou falar pra todo mundo que ainda não veio pra vir, porque é muito bom!”, contou animada Marilene enquanto via seus netos concluírem mais uma pintura.

Quem também ficou animado foi o marido de Marilene, Luiz Paranhos. O operário de 55 anos ficou sabendo que este era o último dia de regulação de pacientes e garantiu uma consulta oftalmológica, agendada para o próximo domingo (27.05). Na regulação, ele ainda atualizou o seu cartão do SUS e recebeu todas as orientações necessárias.

“Tenho dificuldade para enxergar de perto e esse problema já está atrapalhando meu trabalho. O óculos que eu uso já tem três anos e não tá servindo mais, mas não consegui ir no médico ver porque é caro. Eu tô achando muito bom essa oportunidade. É bom porque tem bastante coisa pra aproveitar e fazer, tanto para adulto quanto pra criança. Essa Caravana era tudo o que a gente precisava, porque ajuda muito quem não tem muitas condições pra pagar pelas coisas”, avaliou Luiz.

Saúde e Cidadania em um só lugar

Os atendimentos de cidadania encerram neste sábado (25.05), às 12h. São mais de 50 serviços oferecidos pelas secretarias de Estado, autarquias, Prefeitura de Sinop e parceiros (saiba mais aqui). Segundo a superintendente de Promoção à Cidadania da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), responsável pelos serviços de cidadania da Caravana de Sinop, Francielle Terra, os serviços mais procurados são a emissão de RG e a negociação de dívidas ativas do Estado realizado pelo Mutirão Fiscal da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Por conta da alta demanda, ela alerta que para esses serviços são distribuídas senhas. “As senhas começam a ser distribuídas às 5h da manhã no portão de entrada da caravana. Aqui a gente faz o procedimento de emissão o RG, mas ele fica pronto em um prazo de 30 dias e será entregue no Ganha Tempo de Sinop. Todos os outros serviços são atendidos por ordem de chegada, sem interrupção”, explicou Francielle.

A expectativa é que a Caravana atenda cerca de 30 mil pessoas na Caravana, somados os serviços de saúde e cidadania. As consultas e exames oftalmológicos serão realizados até o próximo dia 27 e as cirurgias que tiveram início na última quarta-feira (23.05) seguem até o dia 02 de junho, último dia do evento. O pós-operatório de 24h já começou e está sendo realizado na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sinop. A instituição está localizada na avenida dos Flamboyants, nº 1895, bairro Jardim Paraíso.

Além de Sinop, estão sendo atendidos pacientes de Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã, União do Sul, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelãndia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.





Editorias