Pular para o conteúdo
Voltar

Serviços de Cidadania terminam neste sábado na Caravana da Transformação

A emissão de 2ª via de RG está sendo um dos serviços mais procurados. Documentos que prejudicam a identificação do cidadão podem não ser aceitos em bancos e cartórios
Renata Prata | GCom-MT

A | A

Quem tiver interesse de emitir o RG durante a 13ª edição da Caravana da Transformação, que ocorre em Cuiabá, deve comparecer à Arena Pantanal, até este sábado (28.04), com a certidão de nascimento ou casamento original. A emissão da 1ª via é gratuita, ja da 2ª via, tirando casos específicos de isenção, é cobrada uma taxa. Menores de 16 anos devem procurar o posto de identificação com um responsável legal.

Também terminam sábado serviços como emissão do cartão do idoso, carteira de reservista, carteira de pescador amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Ao tentar realizar um serviço no cartório, Edemilson Barreto ouviu do atendente que seu RG não poderia mais ser aceito, pois era muito antigo. Sua carteira era de 1991 e a foto já não mais o identificava. Nesta semana, aproveitando a Caravana da Transformação, ele tirou um novo documento.

É preciso sempre estar atento com o estado de conservação da carteira. De acordo com Leonel Teodoro de Melo, da Coordenadoria de Identificação Civil da Politec, o número de pessoas que estão tirando a 2ª via pelo documento não estar sendo mais aceito é alto.

“Quando a foto não identifica mais, o documento está rasurado ou a assinatura não aparece legível. Os órgãos que precisam do RG para identificação, como banco e cartório, geralmente não aceitam e a pessoa tem que fazer um novo”, conta.

O RG não tem uma data de validade específica, mas a carteira emitida há mais de 10 anos não é aceita em algumas ocasiões, como em viagens internacionais. “um dos principais problemas encontrados é por pessoas em viagem pelo Mercosul, onde a carteira de identidade substituiu o passaporte”, explicou Leonel.


13ª CARAVANA

Nesta edição serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.





Editorias