Pular para o conteúdo
Voltar

Carteiras de Trabalho são emitidas na hora durante Caravana de Cuiabá

As senhas são distribuídas a partir das 6h e os atendimentos ocorrem das 8h às 16h. Os serviços de cidadania seguem até dia 28 de abril.
Mel Mendes | GCom-MT

Christiano Antonucci/GCom-MT
A | A

Um dos serviços de cidadania ofertado na 13ª edição da Caravana da Transformação nesta semana é a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizada. O serviço é gratuito e o documento é entregue na hora. O serviço é oferecido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

São distribuídas 50 senhas por dia, a partir das 6h, no portão de entrada da caravana. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h no terceiro piso da Arena Pantanal, e no sábado (28), último dia dos atendimentos de cidadania, das 8h às 12h. Qualquer pessoa maior de 14 anos pode emitir a primeira via da carteira. Para isso, basta apresentar o documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e a certidão de nascimento ou casamento.

Para a segunda via do documento, são necessários o RG, CPF, comprovante de residência ou casamento, a carteira antiga ou um documento que comprove o número da CTPS anterior, como uma rescisão contratual, espelho do INSS ou comprovante de seguro desemprego, por exemplo. No caso de perda ou roubo da 1ª via, é preciso apresentar também um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Como as senhas são limitadas, a servidora responsável pelo posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rosalina Antônia Bueno, reforça a importância de atentar para a documentação necessária. “Nosso maior problema é que, às vezes, a pessoa vem, pega a senha e chega na hora ela não tem todos os documentos e a gente não consegue atender. Então a gente pede que as pessoas chequem os documentos necessários. Estando tudo certo, em apenas 15 minutos a pessoa já sai com a carteira de trabalho em mãos”.

É o caso de Jorge dos Reis, de 51 anos, que veio à Caravana para tirar a segunda via do RG e aproveitou para renovar a carteira de trabalho. “A minha carteira ficou velha, mais velha do que eu, e eu vim fazer uma nova”, brincou o sorridente o cuiabano. Ele elogiou a organização do evento e a equipe de trabalho. “Achei o atendimento muito bom e organizado. A Caravana facilitou muito, porque eu consegui fazer tudo o que eu precisava. Fui ali e fiz o RG novo e agora já fiz a minha carteira de trabalho de uma vez só. Consegui fazer tudo rápido e sem gastar nada”, avaliou.

13ª Caravana

A Caravana da Transformação vai até o dia 10 de maio, na Arena Pantanal, em Cuiabá, realizando cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio e yag laser e os atendimentos pós-operatórios aos pacientes. Além disso, diversos serviços de cidadania estão sendo ofertados até o dia 28 abril, como emissão do RG, emissão/atualização do Cartão SUS, Carteira de Pescador Amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Nesta edição, serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.





Editorias