Pular para o conteúdo
Voltar

Visitantes da Caravana elogiam produtos fabricados por reeducandos de MT

Os interessados em conhecer de perto os trabalhos dos recuperandos de diversas unidades prisionais do estado podem visitar o estande do sistema penitenciário até este sábado (28.04). Entre as centenas de objetos, estão à mostra: mesas, cadeiras, bancos, armários, churrasqueiras, artesanatos, imagens sacras e itens para cozinha.
Fernanda Nazário | Sejudh-MT

Assessoria/Sejudh-MT
A | A

Foi amor à primeira vista. É a frase que define o encantamento da psicóloga Dora Neves com os produtos confeccionados por reeducandos de diversas unidades prisionais de Mato Grosso.

Ela estava visitando a Caravana da Transformação, que está em andamento na Arena Pantanal, em Cuiabá, quando passou na tarde desta quarta-feira (25.04) pelo estande do Sistema Penitenciário e viu uma pintura em telha. Só que não era uma arte comum, ela trazia como tema principal a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, santa cuja família é devota.

“Eu sempre quis ter uma arte em telha. E essa daqui é linda, então aproveitei para comprar”, conta a psicóloga, que também parabeniza a iniciativa com os reeducandos. “Esse produto é a prova de que as pessoas merecem ter uma segunda chance.”, acredita Dora.

A telha é uma das mais de 500 já pintadas por recuperandas da unidade prisional feminina de Nortelândia. O projeto de ressocialização é realizado há um ano na unidade e conta com a participação de cinco mulheres. Cleusa Maria Fardim é agente penitenciária e idealizadora do trabalho. “Recentemente iniciamos a pintura em tela e as internas estão adorando. Elas se distraem, além disso, aumentam a autoestima e por algumas horas ‘saem’ do ambiente em que estão e imergem no universo imaginário artístico”.

Quem também fez questão de prestigiar os produtos do estande foi a dona de casa Maria José da Silva, 52 anos, e seu irmão aposentado, Emanuel José da Silva. Segundo ela, o que mais chamou atenção foi a mesa de madeira rústica de 10 lugares, fabricada por recuperandos da marcenaria do Centro de Detenção de Juína.

“Isso foi muito bem feito, os bancos parecem de confiança”, diz Maria. Já seu irmão confessa que seus olhos vibraram ao verem as mobílias de escritório. “O material parece de qualidade e deve ficar bem em uma casa”, crê o aposentado.

A pedagoga da penitenciária de Rondonópolis, Creuza Ribeiro, informa que além de armários, mesas em madeira, utensílios para churrasco e móveis planejados, os reclusos da unidade também estão realizando pinturas em telas. Eles fazem releituras do pintor brasileiro Romero Britto.

“A proposta é ensinar geometrias para os alunos. Queremos que eles saibam que são capazes”. Os produtos são confeccionados por 11 internos que trabalham na serralheria e marcenaria da unidade.

Os interessados em conhecer de perto os trabalhos dos recuperandos de diversas unidades prisionais do estado podem visitar o estande do sistema penitenciário até este sábado (28.04). Entre as centenas de objetos, estão à mostra: mesas, cadeiras, bancos, armários, churrasqueiras, artesanatos, imagens sacras e itens para cozinha.

Programação

O órgão responsável pelo Sistema Penitenciário é a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT)  que está com uma programação extensa na Caravana abrangendo outras áreas ligadas à secretaria, como defesa do consumidor e direitos humanos. Na quinta e sexta-feira (26 e 27.04) a Superintendência de Políticas para Mulher também realizará ações. 

Na quinta-feira, das 8h30 às 11h, terá uma roda de conversa com a temática ‘Mulher e Mídia’. À tarde a discussão continua com os temas ‘culpabilização midiática da vítima de violência sexual’ e ‘o discurso masculinizante na mídia’. As ações da superintendência na Caravana encerram na sexta-feira (27) com uma roda de conversa intitulada ‘Estereótipos profissionais’, das 8h30 às 11h; e das 14 às 16h.

Cidadania

Na área do direito do consumidor, o Procon-MT oferta orientações sobre os direitos e deveres dos consumidores, distribuição de materiais informativos e educativos e auxílio à população para registro de reclamações na plataforma on-line www.consumidor.gov.br

Caravana da transformação    

O projeto do Governo do Estado tem como carro-chefe os atendimentos oftalmológicos e os serviços de cidadania. A programação segue até o dia 10 de maio. Na área da saúde, o atendimento funciona durante os 24 dias de evento. Entre os serviços de cidadania são oferecidos os seguintes: emissão de documento, como RG (Documento de Identidade), CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via das certidões de Nascimento, Casamento, Óbito e plastificação de documentos.





Editorias