Pular para o conteúdo
Voltar

Secitec leva MTCiências e atendimentos clínicos à Caravana

Serviços serão realizados até 28 de abril na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Maria Helena Manhães | Secitec-MT

Maria Manhães/Secitec-MT
A | A

Durante a última semana de abril, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) participa da 13ª Caravana da Transformação, em Cuiabá. Como nas outras etapas, a Secitec levará para a Arena, de 23 a 28 de abril, a carreta do MTCiências e a Escola Técnica de Cuiabá que atenderá o público com exames de glicose, aferição de pressão arterial, de índice de massa corporal e glicemia.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário interino de Estado de Governo, Domingos Sávio Parreira, destaca a atenção especial da Secitec com o público das Caravanas. “Participamos de todas as edições, pois endendemos como uma ação corajosa e inovadora do Governo do Estado, que nos dá a oportunidade de levar nossos projetos por todos os cantos de Mato Grosso e agora também, para a Capital”, destaca Domingos Sávio.

MTCiências

A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades. Os visitantes – estudantes, crianças, jovens e adultos terão a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana, observação de vegetais e detalhes de insetos, multimídias, ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do famoso gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

O Circuito é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, realizado pela em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e que tem como ferramenta principal a carreta MT Ciências, cujo baú vira desde laboratório de ciência e tecnologia até sala para exibição de vídeos e palestras, que percorrerá os municípios do Estado.

As escolas interessadas em agendar a visitação ao MT Ciências devem entrar em contato com a coordenadora do projeto - Fernanda Paiva, pelo fone (65) 99241-3535. Para o público em geral, o atendimento é aberto.

Exames - Ensino Técnico

Destaque da Secitec, o ensino técnico também estará presente na Arena Pantanal. Realizados por alunos e supervisionados pelos professores da Escola Técnica Estadual de Cuiabá, os atendimentos da Caravana contemplam exames e procedimentos, como: exames de glicose, aferição de pressão arterial, de índice de massa corporal e tipagem sanguínea.

De acordo com o superintendente de Ensino Superior Profissional e Superior, Joaci Silva, a população recebe o resultado dos testes na hora e os exames que detectaram algum problema são encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento. Ao mesmo em que os alunos complementam a teoria adquirida em sala de aula. " O contato direto com os mais diversos tipos de público faz com que os alunos desenvolvam, não apenas suas habilidades práticas de trabalho, como a vivência diária com os pacientes”, reforça Joaci.





Editorias