Pular para o conteúdo
Voltar

Sejudh levará ações de ressocialização e direitos humanos à Caravana

ambém serão realizadas palestras e atendimentos nas áreas de direitos humanos, igualdade racial, direitos da mulher e direitos do consumidor
Fernanda Nazário | Sejudh-MT

Sejudh-MT
A | A

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos participa das ações de cidadania da 13º edição da Caravana da Transformação, que ocorre na Arena Pantanal, em Cuiabá, com exposições de produtos fabricados nas unidades do Sistema Penitenciário, palestras e atendimentos nas áreas de direitos humanos, igualdade racial, direitos da mulher e direitos do consumidor.

Serão expostos no estande da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), entre os dias 23 e 28.04, produtos confeccionados pelos reeducandos de diversas unidades prisionais do estado. Entre as centenas de objetos, estarão à mostra: mesas, cadeiras, bancos, armários, churrasqueiras, artesanatos, imagens sacras e itens para cozinha.

Justiça
Na área do direito do consumidor, o Procon-MT levará orientações sobre os direitos e deveres dos consumidores, fará distribuição de materiais informativos e educativos e ainda prestará auxílio à população para registro de reclamações na plataforma on-line www.consumidor.gov.br.

Direitos Humanos

Na manhã de segunda-feira, (23.04), das 8h30 às 11h30, haverá uma discussão sobre o que são conselhos de direitos. A partir das 14h30 o debate ficará por conta do tema: comunidades e povos tradicionais.
Já no dia 24.04 (terça-feira) a programação ficará por conta do setor de política e igualdade racial. A atividade inicia às 8h30 com uma reunião com os lideres quilombolas para o levantamento das demandas. Depois, às 14h30, o evento segue com uma reunião pública dos povos e comunidades tradicionais de MT, onde terá a presença de representantes do setor, além de apresentações culturais.

No dia 25. 04 (quarta-feira), a partir das 8h30, o Centro de Referência em Direitos Humanos terá uma palestra e no período vespertino uma dinâmica temática e hip hop sobre combate as drogas.
As atividades dos dias 26 e 27.04 (quinta e sexta-feira) ficarão a cargo da Superintendência de Políticas para Mulher. Na quinta-feira, das 8h30 às 11h, será realizada uma roda de conversa com a temática ‘Mulher e Mídia’. À tarde a discussão continua com os temas ‘culpabilização midiática da vítima de violência sexual’ e ‘o discurso masculinizante na mídia’. 

As ações de direitos humanos na Caravana encerram na sexta-feira com uma roda de conversa intitulada ‘Estereótipos profissionais’, das 8h30 às 11h e das 14 às 16h.

Caravana da transformação                                                                                                                 

O projeto do Governo do Estado tem como carro-chefe os atendimentos oftalmológicos e os serviços de cidadania. A programação segue até o dia 10 de maio. Na parte de saúde, o atendimento funcionará durante os 24 dias de evento. Os serviços de cidadania serão disponibilizados à população. Na oportunidade, são oferecidos os seguintes serviços: emissão de documento, como RG (Documento de Identidade), CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via das certidões de Nascimento, Casamento, Óbito e plastificação de documentos. 

 





Editorias