Pular para o conteúdo
Voltar

Equipe de saúde alerta para cuidados pós-operatórios

O atendimento pós-operatório imediato tem início nesta sexta-feira (20), a partir das 6h, no Portão J da Arena Pantanal.
Mel Mendes | GCom-MT

Christiano Antonucci/GCom-MT
A | A

As cirurgias de catarata da 13ª edição da Caravana da Transformação começaram nesta quinta-feira. A partir de amanhã (20.04), os pacientes submetidos à cirurgia já iniciam o acompanhamento pós-operatório. Os atendimentos serão realizados a partir das 6h, no Portão J da Arena Pantanal. As cirurgias de pterígio e yag laser iniciam no dia 1 de maio.

No pós-operatório imediato, os pacientes e seus acompanhantes participam de uma palestra de orientação sobre os cuidados após a cirurgia. Em seguida, os pacientes passam por uma avaliação individual com a equipe médica. “As cirurgias são muito tranquilas, rápidas, sem dor e de resultado rápido. Por isso, às vezes, as pessoas relaxam nos cuidados em casa. Essa palestra é para reforçar a importância de seguir corretamente as orientações médicas”, explica a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

Os cuidados pós-operatórios para os pacientes de catarata incluem evitar movimentos bruscos e carregar peso, evitar ambientes com aglomeração e contato com poeira, vapores e fumaça, não esfregar os olhos e fazer a higienização somente com lenços de papel descartável e utilizar os óculos de proteção, fornecidos pelo Governo do Estado, durante os primeiros 30 dias após a cirurgia. Além disso, para evitar infecções, é importante lavar bem as mãos antes de aplicar o colírio, utilizar a medicação de acordo com a receita médica e não usar maquiagem ou cremes no rosto.

Simone reforça ainda que caso o paciente tenha indicação para cirurgia no segundo olho, a liberação é feita pelo médico do pós-operatório. A cirurgia do segundo olho geralmente é realizada 48h após a primeira. “O profissional médico vai faz o exame clínico individual para verificar a cicatrização e a recuperação do paciente e nessa hora ele considera também os cuidados de higiene e se o paciente está seguindo as orientações. A liberação para a cirurgia no segundo olho depende dessa evolução, então, é fundamental que se faça tudo corretamente”.

No caso da cirurgia de pterígio, o paciente já sai da Arena Pantanal com uma medicação de uso imediato garantida pelo Governo do Estado e deve fazer a aquisição de outra. “Para estes pacientes não há restrição alimentar e nem indicação de repouso, mas eles devem evitar a luz do sol e vento direto no rosto, assim como poeira, vapores e fumaça. Usar sempre óculos de sol também e usar a medicação conforme orientado é também essencial”, esclarece a coordenadora.

A cirurgia de yag laser, por ser um procedimento mais simples, não exige acompanhamento pós-operatório. Quem passou pela cirurgia de pterígio realiza somente a consulta 24h após o procedimento e deve seguir com os cuidados e medicação em casa. Já os pacientes submetidos à cirurgia de catarata passam ainda por outras duas, sete dias e trinta dias após a intervenção cirúrgica.

“No atendimento pós-operatório de trinta dias todos os exames são realizados novamente. A gente verifica a acuidade visual do paciente, a cicatrização e cuidados e avalia se ele recebe alta médica ou não. Caso não receba, o paciente é encaminhado para acompanhamento na unidade fixa em Várzea Grande até a recuperação completa”, concluiu Balena.

Em caso de dúvidas, o Governo do Estado disponibiliza um canal de atendimento gratuito ao paciente pelo telefone 0800 770 7011, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 18h.

13ª CARAVANA

A expectativa é que sejam feitas 20 mil consultas oftalmológicas e 15 mil cirurgias de catarata, yag laser e pterígio até o dia 10 de maio. Para ser atendido é necessário fazer a regulação, tendo em mãos o documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão do SUS. As consultas para exames diagnósticos serão agendadas até dia 30 de maio, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Além dos serviços de saúde, a Caravana da Transformação também oferecerá serviços de cidadania entre os dias 23 e 28 de abril, das 8h às 16h. Serão ofertados serviços como emissão do RG, emissão/atualização do Cartão SUS, emissão do Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Carteira de Pescador Amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Nesta edição serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.





Editorias