Pular para o conteúdo
Voltar

Cirurgias oftalmológicas têm início nesta quinta-feira

Os pacientes devem comparecer na Arena na data e horário agendado e atentar para os cuidados pré-operatórios.
Mel Mendes | GCom-MT

Christiano Antonucci/GCom-MT
A | A

Inicia nesta quinta-feira (19.04), a partir das 5h, o mutirão de cirurgias oftalmológicas da 13ª edição da Caravana da Transformação, em Cuiabá. Até o dia 10 de maio devem ser realizadas cerca de 15 mil cirurgias de catarata, yag laser e pterígio.

Os pacientes que já passaram pelas consultas e exames diagnósticos nos três primeiros dias devem comparecer no portão I da Arena Pantanal na data e horário agendado, portando o crachá de identificação da Caravana e a ficha de anamnese pré-cirúrgica fornecidos no dia da consulta. Além disso, o paciente deve trazer o seu RG e cartão SUS atualizado.

Após a consulta, todos os pacientes receberam um material informativo com os cuidados pré-operatórios necessários. A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, chama atenção para a importância de seguir as orientações.

“Antes da cirurgia, o paciente deve se alimentar adequadamente, sem excessos, tomar um bom banho, higienizar a cabeça e o rosto, limpar os cílios com cuidado e não usar maquiagem ou cremes no rosto. Além disso, é importante tomar as medicações de rotina normalmente e usar roupas leves”, afirmou a coordenadora.

Estrutura

São quatro carretas cirúrgicas, com capacidade de realizar até 800 cirurgias por dia e uma equipe composta por oito cirurgiões. Cada unidade móvel possui duas ilhas cirúrgicas e os procedimentos duram em torno de 6 a 10 minutos, dependendo da gravidade da patologia.

“A cirurgia é rápida, muito segura e sem dor, feita com equipamentos avançados e pessoal altamente qualificado. O paciente já sai com a acuidade visual melhorada e após o procedimento recebe todas as orientações de nossa equipe sobre os cuidados pós-operatórios”, explicou Balena.

Os pacientes submetidos ao procedimento de pterígio recebem gratuitamente uma medicação para uso imediato e prescrição médica para outras medicações necessárias. Eles passam ainda por consulta pós-operatória 24 horas após a intervenção.

Quem passa pela cirurgia de catarata, recebe um óculos especial de proteção que deve ser utilizado por 30 dias e são acompanhados em consultas pós-operatórias 24h, sete dias e trinta dias após o procedimento. Já o yag laser não possui acompanhamento pós-operatório específico. 

 





Editorias