Prazo para regulação de pacientes que irão realizar procedimentos oftalmológicos termina neste sábado

Renata Prata | GCom-MT

Gcom-MT
A | A

O prazo de regulação de pacientes que vão fazer procedimentos oftalmológicos durante a 13ª Caravana da Transformação termina neste sábado (14.04), às 12  horas, nos postos credenciados de Cuiabá e Várzea Grande, assim como nas secretarias de saúde dos municípios do interior que serão atendidos. O posto de regulação que funcionava na Arena Pantanal encerrou as atividades nesta sexta.

Para fazer a regulação é necessário ter mais de 55 anos e apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de endereço atualizado e cartão do SUS. O paciente realiza um pré-cadastro e já sai com encaminhamento para a consulta na Caravana, com data e horário de atendimento.

A Regulação da Caravana da Transformação obedece portaria 288/08, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia. A normativa regulamenta o atendimento para pacientes acima de 55 anos e estabelece critérios para quem está abaixo desta idade, mas que necessita da cirurgia de catarata.

As consultas e exames da Caravana que acontecerá em Cuiabá, na Arena Pantanal, serão realizados entre os dias 16 e 30 de abril, a partir das 5h. Caso seja constatada a necessidade de cirurgia, o agendamento é feito logo após a consulta. As cirurgias serão realizadas entre os dias 19 de abril e 10 de maio. Os pacientes submetidos a cirurgia recebem o acompanhamento pós-operatório em três etapas, sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e trinta dias depois do procedimento cirúrgico.

A expectativa é que sejam feitas 20 mil consultas oftalmológica e 15 mil cirurgias de catarata, yag laser e pterígio. O yag laser é uma necessidade de alguns pacientes que realizam a cirurgia de catarata e é um procedimento rápido, que permite que os pacientes retorne às suas atividades normais em pouco tempo. O Pterígio , que pode ser causado por fatores como exposição prolongada ao sol, olhos seco ou agentes irritantes como poeira e vento, foi inserido no rol de procedimentos oftalmológico na Caravana devido ao grande número de pacientes em Mato Grosso com esses sintomas.

A Caravana também é regulada pelo decreto 408 de 22 de janeiro de 2016, que institui os serviços, incluindo esta assistência em saúde de oftalmologia em termo de cooperação com os municípios e os serviços de cidadania.

Onde ir

Confira abaixo a lista completa de pontos de regulação credenciados em Cuiabá:

- Arena Pantanal: Portão G (o local encerrou as atividades na manhã desta sexta-feira)

- Regional Norte: Clínica da Família (CPA I), Policlínica do bairro Planalto e Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira do Nascimento (bairro Novo Horizonte);

- Regional Sul: Centro de Saúde do Tijucal e Policlínica do bairro Pedra 90;

- Regional Oeste: Centro de Saúde do bairro Quilombo e Policlínica do Verdão;

- Regional Leste: Centro de Saúde do bairro Dom Aquino, Shopping 3 Américas e Shopping Popular;

- Central de Regulação do SUS, localizada na Avenida Dom Bosco (Centro);

- Unidade de Saúde da Família (USF) da Guia.

Em Várzea Grande a regulação pode ser feita no Centro de Especialidade em Saúde (Postão) e nas Policlínicas dos bairros Cristo Rei, Parque do Lago, Jardim Glória II, Marajoara e 24 de Dezembro.

A Caravana atenderá pacientes de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres. No interior a regulação é feita somente nas secretarias municipais de saúde.

Editorias