Pular para o conteúdo
Voltar

Governador apresenta Caravana para representantes da sociedade civil organizada em Cuiabá

Evelyn Ribeiro/Aline Coelho | Gcom-MT / Casa Civil

Cristiano Antonucci/GCom-MT
A | A

Representantes da sociedade civil organizada da Grande Cuiabá participaram de  uma reunião com o governador Pedro Taques na tarde dessa segunda-feira (02.04), no Palácio Paiaguás. Membros do Lions Clube, Rotary Internacional e maçons do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Grande Loja de Mato Grosso e Grande Oriente do Brasil receberam informações sobre como é a realizada a Caravana da Transformação e como se tornar um voluntário.

O evento será realizado entre os dias 14 de Abril e 10 de Maio, na Arena Pantanal. O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil da Casa Civil do Estado, cel. BM Abadio Cunha, explicou que as 12 horas de curso são essenciais para a formação de voluntários atuarem em situações de risco (fogo e primeiros socorros) e grandes eventos.

“Temos a responsabilidade logística e a interação município, estado e sociedade e a realização só é possível pela união de forças”, pontuou o coronel Cunha.

De acordo com o grão mestre do Grande Oriente do Estado, Ademir Amori, estes grupos estão à disposição para auxiliar no que for necessário.

“Acredito que falo por todos quando digo que crítica sempre existirá. Porém mais importante é fazermos o bem. E a principal ação da Caravana, a mais impactante, que é a cirurgia de catarata, atinge a população no momento mais vulnerável, em que o rendimento e a possibilidade de trabalho cai e a necessidade de atendimento médico aumenta", afirmou.

Estes voluntários vão atuar nos serviços de acolhimento aos pacientes que farão consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, assim como o trabalho credenciamento na portaria. Além de atendimentos de saúde, a Caravana oferecerá serviços de cidadania.

"Eu tenho certeza  que com a participação dessas três instituições a Caravana tem tudo pra ser um sucesso. Eu agradeço a participação de todos nessa reunião e reitero o respeito por essas instituições que fazem um trabalho muito sério", afirmou o governador Pedro Taques.

O governador assistente do Distrito 4440 do Rotary, Paulo Wolkmer, e a presidente de Divisão do Distrito Lions, Tania Fraiberg, definiram que irão levar aos clubes a proposta de uma formação com aulas conjuntas nos próximos dias. Os representantes das três lojas maçônicas presentes também tomaram o mesmo encaminhamento.

“Há alguns dias estamos fazendo uma série de reuniões com representantes da área pública, privada e sociedade em geral para convidá-los para apoiar esse projeto que tem mudado a vida de muitos mato-grossenses. A satisfação de ver essas pessoas atendidas é o que nos une”, resumiu o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.

Como ser um voluntário

Para participar é necessário ter a partir de 14 anos (autorização dos pais) e apresentar documento de identidade na Arena Pantanal (Portão I – subsolo), no dia e horário do curso. As próximas turmas serão capacitadas nos dias 2, 3 e 4 de Abril , das 19h às 22h (Arena Pantanal) e também  nos dias 7 e 8 de Abril (Sábado e Domingo), das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h (Arena Pantanal). Ao encerrar as aulas, os voluntários recebem certificado de conclusão.





Editorias